terça-feira, 15 de abril de 2008

Shatterd Glass


Longa-metragem lançado em 2003, Shatterd Glass causa polêmica. Trata de um relato da vida de Sthefen Glassa. Interpretado por Hayden Christensen, Glass é um jovem jornalista que subiu de um cargo simples de redator para redator freelancer de grandes revistas. Uma das pessoas mais requisitadas em sua área.
O jornalista tem grande apoio da sociedade. São vistos como pessoas honrosas. Trazem à tona verdades que poderiam nunca ser reveladas se não fosse o trabalho de pesquisa e investigação dele. As pessoas tomam conhecimento do que aconteceu ao seu redor, podem formar opiniões a respeito dos assuntos. Essa avaliação positiva vem Omo um “muito obrigada” pelo serviço prestado em favor da sociedade, mesmo que isso custe o emprego desse ou daquele profissional da área de comunicação social.
É assim que deveria ser. A função de um jornalista é informar independente da resposta que isso trará. O que acontece é que algumas pessoas querem subir no campo do jornalismo a qualquer custo, relatando falsas verdades, prejudicando inocentes e iludindo os mais desavisados.
Em Shattered Glass, um jovem jornalista ganha fama escrevendo artigos. As informações contidas em seus artigos são inacessíveis a outros profissionais. Ele sabe de todos os fatos antes de qualquer outra pessoa. Relata histórias impressionantes, com dados curiosos. Seria o profissional desejado por qualquer empresa de comunicação, não fosse o fato de que esses artigos eram falsos.
O texto de Glass que abriu as portas para a descoberta das mentiras se chama Harcker’s Heaven (O paraíso dos Hackers). Contava a história de um garoto de 14 anos que invadiu a rede de computadores de uma empresa e publicou fotos pornográficas no site. O fato teve grande repercussão.
É nesse contexto que entra em cena uma série de outros jornalistas de uma empresa concorrente. Eles começam a investigar as fontes de informação de Glass e descobrem que até as tais fontes eram falsas, inexistentes. Descobre-se então os falsos artigos.
Glass aparece no final do filme afirmando que aqueles vários artigos escritos por ele eram todos mentirosos. Depois da glória, veio o desemprego e o nome sujo no meio jornalístico.
Quanto mais rápido alguém sobe, sem constituir uma base sólida, mais rápido, desaba. E o tombo pode não ter remédio. É essa a mensagem que pode ser tirada de Shattered Glass – O preço de uma verdade.

0 comentários: